sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O que são alimentos funcionais?

São aqueles alimentos que contêm substâncias ou nutrientes que forneça beneficio à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças.

De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.
Você sabia???


No Japão é muito usado o "umeboshi", que é a ameixa salgada em conserva. A Califórnia é a principal região produtora de ameixa. Na América do Sul, os maiores produtores são a Argentina e o Chile. 100 gramas de ameixa fresca fornecem 47 calorias. Rica fonte de niacina, fibras, vitamina C e mineral potássio. A ameixa seca é muito utilizada na prevenção e tratamento de prisão de ventre.
Molho de Gergelim

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de água
quanto baste de sal
2 colher(sopa) de gergelim torrado(s)
1 colher (sopa) de açúcar União
3 colher (sopa) de azeite de oliva
8 colher (sopa) de tahine
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
1 dente de alho amassado(s)
1 xícara (chá) de hortelã picada(s)
Modo de preparo
Coloque no liqüidificador:o azeite de oliva,a tahine, o suco de laranja, o alho e a água. Bata até obter um creme. Junte a hortelã, o açúcar, o sal e bata rapidamente. Retire.
Despeje em uma molheira e polvilhe as sementes de gergelim. Sirva com quibe assado.
Observação:Se preferir ou caso seja diabético, substitua o açúcar pelo adoçante.
Ameixa

Nada mais gostoso que uma ameixa madura e bem vermelha.
Pode ser usada fresca ou seca, sendo que desta maneira pode-se deixar de molho para hidratar, ficando mais saborosa. Suas propriedades medicinais são bem conhecidas pela população brasileira, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios, diuréticos e laxativos. Além disso combate hemorróidas, afecções das vias respiratórias, fraquezas, reumatismo, artrite, gota, arteriosclerose, nefrite. No Brasil, encontramos mais variedades no Sul do país, pois esta fruta gosta do clima frio, mas sua origem é o Cáucaso (Pérsia) e Ásia menor. Se tiver prisão de ventre, experimente deixar 7 ameixas de molho com 2 colheres de sopa de linhaça e use em jejum, além de gostoso dá resultados excelentes. Como a linhaça contém ômegas variadas, é excelente para o sangue e estimular as mucosas, então bom para a vagina, olho seco, etc.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Gergelim

Conheça as propriedades, uso e curiosidades relacionadas a esta especiaria

Gergelim


Nome científico: Sesamum indicum

Apresentação
As sementes podem ser encontradas desidratadas, inteiras, trituradas sob a forma de pasta de Tahine ou em óleo. As sementes devem ser levemente tostadas antes de usar. Elas estão prontas quando começam a saltar.

Usos
O mais comum é a utilização de sementes de gergelim polvilhadas em bolos e pães, como a semente de papoula. Na Síria e no Líbano, ele é misturado com sumagre e tomilho para fazer o condimento zatar. Gergelim é um ingrediente chave na Halva, confeccionado no Médio Oriente, onde as sementes são trituradas e prensadas em blocos com diversos doces ou nozes. Gergelim, em sua forma triturada, tahine, é amplamente utilizada em todo o Oriente Médio e Mediterrâneo. É o responsável pelo aroma característico do homus, do molho de kebab e é muitas vezes misturado com limão e alho para fazer um pão dip - um aperitivo árabe muito popular por lá. No México, seu óleo é chamado ajonjoli e é frequentemente usado para cozinhar. O gergelim preto aparece com frequência na culinária chinesa, japonesa e coreana, onde carnes ou peixe são envoltas pelas sementes antes de cozinhar, para dar crocância ao prato.

Curiosidades
É muito rico em proteínas; suas gorduras polinsaturadas são utilizadas na produção de margarinas e óleos de cozinha. Também é usado como ingrediente de sabonetes, cosméticos, medicamentos e lubrificantes. Elas irrompem de cápsulas uma vez por ano e, para evitar que o vento as carregue, são colhidas ainda verdes. Para o preparo do gersal, é só moer em liquidificador 10 partes de gergelim ligeiramente tostado com 1 parte de sal moído. Isso pode substituir o sal em qualquer preparação.

Nomes em outras línguas
Inglês: Sesame Francês: sesame Italiano: sesamo

ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Alimentos industrializados são aqueles que resultam da transformação dos alimentos naturais por meio de processos industriais. Seria ideal que em nossa alimentação houvesse apenas alimentos naturais, porém nos dias de hoje isso dificilmente acontece, porque grande parte dos alimentos que consumimos é industrializada. A inserção de alimentos industrializados e artificiais na dieta dos seres humanos ocasionou uma mudança nos hábitos alimentares. Balas, chocolates, chicletes, enlatados são apenas alguns exemplos de alimentos industrializados encontrados em mercados, feiras e mercearias. Todo alimento industrializado vem com informações que devem sempre ser consultadas antes da compra e do consumo.

<span class=

Curiosidades sobre a ameixa...


AMEIXA

Há diversas variedades de ameixa. As mais conhecidas são: a vermelha, a amarela e a roxa. Elas têm tamanhos diferentes, podendo ser pequenas como uma cereja ou grandes como um ovo de galinha. A ameixa é uma fruta com caroço, de sabor doce, ligeiramente mais ácida na parte da polpa proxima ao caroço. Pode ser consumida fresca, seca ou na preparação de geléias e outros tipos de doce. A ameixa seca tem várias aplicações: em caldas, sorvetes, pudins, musses, bolos, tortas, refrescos e licores. Além disso, combina muito bem com pratos salgados.

A ameixa tem alto valor nutritivo. É rica em açúcar, sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e algumas vitaminas. É um ótimo alimento, pois funciona como laxante natural.

Embora a ameixa seja uma fruta macia, ela só é boa para o consumo enquanto está firme, com aparência fresca e cor viva, sem partes moles, manchadas ou machucadas.

Para que a ameixa se conserve me bom estado por vários dias, guarde-a em saco plástico na gaveta da geladeira sem lavar. Lave apenas na hora em que for consumi-la.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

tabela dos perigos dos alimentos industrializados

Salsicha Antioxidante e realçador de sabor

Os conservantes mais usados em embutidos são os nitritos e nitratos, reconhecidamente carcinogênicos. Não se iluda achando que salsichas sem corante tomam-se um alimento saudável.

Reduza ao mínimo o consumo de embutidos dando preferência às carnes frescas.





Pudins e Iogurtes Espessante, aromatizante, acidulante, conservante e corante.

Nessa classe de produtos, os corantes e conservantes representam o maior risco. Em excesso, podem causar alergias e disfunções digestivas e metabólicas.

Pudins feitos em casa são imbatíveis e uma coalhada enriquecida com frutas frescas é uma opção melhor do que o iogurte industrializado.

Hambúrguer Antioxidante, conservante. corante, estabilizante, realçador de sabor.

O glutamato monossódico, um reforçador de sabor já foi alvo de acusações de ser carcinogênico, mas não há comprovação científica a respeito.

Sempre que possível, substitua o hambúrguer industrializado por um caseiro, feito com carne moída fresca.

Gelatinas, Balas e Doces Acidulante, aromatizante e corantes artificiais

Os corantes são os vilões, pelo risco de alergias. A longo prazo, há suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos.

Uma boa substituição são os doces e caramelos caseiros. além de gelatina de folha, transparente. enriquecida com suco natural de frutas.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

As Ameixinhas


Nutrientes por cada 100 Gramas de ameixa

Proximatos

Água g 87.23
Energia kcal 46
Energia Kj 192
Proteína g 0.7
Lípidos, total g 0.28
Cinzas g 0.37
Carboidratos por diferença g 11.42
Fibra dietética, total g 1.4
Açúcares, total g 9.92
Sacarose g 1.57
Glicose (dextrose) g 5.07
Frutose g 3.07
Lactose g 0
Maltose g 0.08
Galactose g 0.14
Amido g 0

Minerais

Cálcio , Ca mg 6
Ferro , Fe mg 0.17
Magnésio , Mg mg 7
Fósforo , P mg 16
Potássio , K mg 157
Sódio , Na mg 0
Zinco , Zn mg 0.1
Cobre , Cu mg 0.057
Manganésio, Mn mg 0.052
Fluoreto, F mcg 2.0
Selénio , Se mcg 0

Vitaminas

Vitamina C mg 9.5
Tiamina mg 0.028
Riboflavina mg 0.026
Niacina mg 0.417
Ácido pantoténico mg 0.135
Vitamina B-6 mg 0.029
Folatos, total mcg 5
Ácido fólico mcg 0
Folatos (proveniente do alimento) mcg 5
Folatos (EDF) mcg_EDF 5
Colina, total mg 1.9
Vitamina B-12 mcg 0
Vitamina B-12, adicionada mcg 0
Vitamina A, IU IU 345
Vitamina A, RAE mcg_RAE 17
Retinol mcg 0
Vitamina E, Alfa-tocoferol mg 0.26
Vitamina E, (adicionada) mg 0
Tocoferol, beta mg 0
Tocoferol, gama mg 0.08
Tocoferol, delta mg 0
Vitamina K mcg 6.4

Lípidos

Ácidos gordos saturados, total g 0.017
4:0 g 0
6:0 g 0
8:0 g 0
10:0 g 0
12:0 g 0
14:0 g 0
16:0 g 0.014
18:0 g 0.003
Ácidos gordos monoinsaturados, total g 0.134
16:1 indiferenciado g 0.002
18:1 indiferenciado g 0.132
20:1 g 0
22:1 indiferenciado g 0
Ácidos gordos polinsaturados, total g 0.044
18:2 indiferenciado g 0.044
18:3 indiferenciado g 0
18:4 g 0
20.4 indiferenciado g 0
20:5 n-3 g 0
22:5 n-3 g 0
22:6 n-3 g 0
Colesterol mg 0
Fitoesteróides mg 7

Aminoácidos

Triptofano g 0.009
Treonina g 0.010
Isoleucina g 0.014
Leucina g 0.015
lisina g 0.016
Metionina g 0.008
Cistina g 0.002
Fenilalanina g 0.014
Tirosina g 0.008
Valina g 0.016
Arginina g 0.009
Histidina g 0.009
Alanina g 0.028
Ácido aspártico g 0.352
Ácido glutâmico g 0.035
Glicina g 0.009
Prolina g 0.027
Serina g 0.023

Outros

Álcool g 0
Cafeina mg 0
Teobromina mg 0
Beta-caroteno mcg 190
Alfa-caroteno mcg 0
Beta-Criptoxantina mcg 35
Licopeno mcg 0
Luteína + Zeaxantina mcg 73
*(EDF) equivalentes dietéticos de folatos
USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 20 (2007)